Formação NuTAAN

O trabalho de formação realizado no NuTAAN tem como base téorico-prática o taanteatro.

O termo taanteatro é um neologismo que significa teatro coreográfico de tensões. Além de dar nome a Taanteatro Companhia, designa uma abordagem teórico-prático-criativa que se desdobra em três campos de investigação:

1. Análise do corpo e do acontecimento cênico.
2. Treinamento e formação de atores e dançarinos.
3. Criação teatro-coreográfica.

Visa o desenvolvimento das capacidades comunicativas do ator através de metodologia específica que possibilita a geração de procedimentos e parâmetros para a criação, encenação e análise do espetáculo. Parte do pressuposto que a qualidade e a eficácia do potencial comunicativo do performer estão ligadas à capacidade de estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do corpo), inter (entre corpos de qualquer natureza) e infra-corporais (campo sócio-político-cultural).

Práticas, processos e conceitos originais do taanteatro:

Práticas corporais: mandala de energia corporal; esforço = capoeira + artes marciais orientais + esporte; esqueleto-massagem com bastão e mantras indígenas; alongamento-shiatsu.

Processos criativos: (des)construção de performance a partir da mitologia (trans)pessoal, incluindo: mandala gráfico, criação de roteiro grade e roteiro de tensões, direção coletiva; caminhadas; rito de passagem.

Conceitos: tensão; ent(r)e; pentamusculatura e ecorporalidade; esquizopresença; metacoreografia.

A pesquisa taanteatro, premiada com a Bolsa Vitae de Arte e Cultura, teve reconhecimento acadêmico através do mestrado de Maura Baiocchi: "Corpo e comunicação em processo: o princípio tensão na experiência taanteatro" (2006 - PUC/São Paulo). Sua difusão se concretiza por meio de cursos (Taanteatro Oficina Residência), núcleos de criação (NUTAAN) e publicações (Taanteatro: teatro coreográfico de tensões, Azougue Editorial, RJ, 2007). Maura Baiocchi realizou cursos de extensão em universidades e faculdades brasileiras como USP, FAAP, PUC, UFAL, UFMG, UNB, entre outras e na Universidade Nacional de Córdoba/Argentina.